quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O Que Fez Trump Vencer As Eleições Americanas de 2016

No artigo de hoje eu vou te mostrar o que foi determinante para que Trump tenha sido eleito presidente dos Estados Unidos. Isso mesmo Trump Presidente.

Dia 08/11/2016, foi um dia em que o mundo parou para acompanhar os resultados das eleições dos Estados Unidos. Entre idas e vindas o que me chamou a atenção foi que, ao contrário do que muitos apontavam, o vencedor foi Donald Trump. 

Mas o que foi determinante para que Trump vencesse? 


Antes de responder a essa pergunta eu quero te falar de todos os esforços que a Hillary fez para tentar vencer, e de verdade não faltou empenho ou estratégia. Nos dias que antecederam a eleição, por exemplo, ela fez sua campanha com a presença do presidente Barack Obama, Bill Clinton, Bon Jovi entre outros e mesmo assim não foi o suficiente. E por que? Porque o que foi determinante foi a capacidade de se comunicar dos dois candidatos. 

E eu sei que para muitos a forma como Trump fazia seus discursos era uma aberração pelo conteúdo que transmitia, muitas vezes agressivo e preconceituoso e não quero, com esse artigo, defender esse estilo de comunicação, mas não posso deixar de analisar o poder que a comunicação tem, e o fato é que aberração ou não foi isso que levou muitos norte americanos, principalmente os brancos, desempregados de baixa escolaridade a se decidirem por ele e não por Hillary.

E antes que alguém diga, que o motivo foi que a imagem de Hillary foi prejudicada, no final, com todos os boatos de escândalos que foram ventilados na mídia eu tenho que dizer que comunicação não é feita somente de forma verbal mas também através de nossas atitudes, é o que chamamos de comunicação não verbal e ainda que esse cenário seja real, permanece o fator comunicação.

Assim no melhor estilo U.F.C. Trump passou a campanha usando sua comunicação para agredir e diminuir Hillary e ao término da "luta", como os adversários usam o fair play e se abraçam e elogiam,  seu discurso foi totalmente oposto elogiando a concorrente, os trabalhos que ela fez para o pais e que ficou honrado de ter disputado as eleições com ela. Parece loucura né? Mas foi o que aconteceu! Isso fez muitos especialistas pensarem que Trump criou um personagem para se promover e ganhar as eleições,  Trump conseguiu chamar a atenção de todo mundo como um grande provocador, como costuma fazer o lutador Conor Mcgregor e no final acertou um direto que levou Hillary a nocaute e porque não dizer muitos de nós.

Agora o mundo espera os próximos episódios dessa saga. No que se diz respeito a capacidade de se comunicar vale a pena perceber que enquanto muitos ficam esperando o melhor momento para investir no desenvolvimento da sua comunicação, outros tantos usam essa arma, tão poderosa, para fins destrutivos ao invés de construir uma nova sociedade, como diria São João Paulo II: 
"Construir a Civilização do amor".  


Nesse artigo eu demonstrei o poder da comunicação e como ela é uma poderosa ferramenta que pode tanto construir ou destruir. Você merce ter uma comunicação poderosa, que transforma tudo ao seu redor de forma construtiva. 



Um grande abraço e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário